Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cinco deputados aguardam "œjanela partidária" para mudar de siglas

Pelo menos cinco deputados admitem mudança de partido, entre eles, os deputados Antônio Felix, Wilson Brandão, Joel Rodrigues e Georgiano Nunes

09/07/2015 07:01

Pelo menos cinco deputados ou suplentes de deputados estaduais do Piauí aguardam a aprovação, pelo Congresso Nacional, da janela de mudança partidária, para poderem sair do partido sem o risco de perder o mandato. 

A janela partidária, aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados no mês passado. De autoria do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), é uma alternativa aos parlamentares que se sintam constrangidos e que queiram tentar novos ares. E, claro, não correrão o risco de perder o mandato, já que o partido pode acusar o parlamentar de infidelidade partidária e tomar o mandato. 

O detentor de mandato eletivo poderá se desligar do partido pelo qual foi eleito, sem perder o mandato, nos 30 dias após a promulgação da emenda pelo Congresso. Mas o deputado que trocar de partido não levará com ele a parcela do fundo partidário e o tempo de tempo de rádio e TV da propaganda eleitoral e partidária. 

No Piauí, o PSD deve perder o deputado Antônio Félix. O PSB, os deputados Wilson Brandão e Belê. O PTB pode perder José Hamilton e Joel Rodrigues. Félix deve se filiar ao PP, mesmo partido que já recebeu a adesão do irmão, Joãozinho Félix, que irá disputar a prefeitura de Campo Maior em 2016. 

Joel Rodrigues e José Hamilton também devem ir para o PP. Rodrigues vai disputar a Prefeitura de Floriano em 2016. Belê também iria para o PP, mas a questão não está fechada, pois a mesma é suplente e caso ele migre para o PP, o PSB poderá pedir a suplência de volta. 

Mesmo o deputado estadual Georgiano Nunes (PSD), que nega haver crise no partido, também admite que pode sair para aderir ao PR, partido que está sendo recriado em todo o Brasil. Oficialmente, os deputados negam que podem mudar de partido. Dizem que preferem aguardar e que não é assunto para agora.

Por: Robert Pedrosa- Jornal O Dia
Mais sobre: